domingo, 19 de janeiro de 2020

Passo a passo: Como fazer uma monografia nota 10 - Dicas de TCC e Monografia

Como fazer TCC, Como fazer Monografia, dicas de TCC, dicas de monografia

Passo 1: Organize-se.

O primeiro ponto, que muitas pessoas negligenciam e acabam se prejudicando a sua monografia ou seu TCC, é que você precisará reorganizar a sua rotina e a sua agenda para cumprir todas as exigências da sua monografia com qualidade e calma. Afinal, trata-se de um trabalho importante e que deve ser produzido com um altíssimo nível de atenção e qualidade.

Precisa comprar um TCC

Organize seu tempo e um espaço tranquilo e adequado para desenvolver seus estudos. Além disso, defina um horário e faça dessa a sua tarefa prioritária.

Passo 2: Planeje.

Planejamento é importante para tudo, inclusive quando falamos de como fazer uma monografia de qualidade e dentro do prazo. Defina um cronograma de entregas e comprometa-se com ele. O jeito mais fácil para isso é dividir em dias, semanas ou horas o tempo máximo que você precisa cumprir determinada entrega. Faça um planejamento robusto e rigoroso, como você faz ou é cobrado no seu trabalho.

Precisa de um TCC clique aqui.

Não deixe de contar no seu planejamento o risco de falha. Ou seja, o dia que você não conseguiu chegar em casa no horário previsto ou chegou mas estava sem energia ou até simplesmente porque estava se sentindo cansado e foi preciso descansar mais um pouco.

Passo 3: Siga o roteiro.

Seja o seu melhor líder na hora de cobrar a conclusão das suas entregas. Seguir o roteiro planejado é a melhor maneira de não fazer com que o trabalho se transforme em uma verdadeira bola de neve quase incontrolável.

Normalmente, uma monografia é composta pelas seguintes partes:

1. Resumo: um parágrafo, em português e inglês, que mostre de forma bem sucinta do que se trata e onde se pretende chegar com o trabalho;
2. Introdução: uma breve introdução sobre o conteúdo do trabalho e a forma como o mesmo foi explorado e detalhado;
3. Objetivo geral: informa qual o principal objetivo do trabalho e do assunto abordado;
4. Objetivos específicos: detalha as metas intermediárias que irão evidenciar o atendimento do objetivo geral;
5. Referencial Teórico: mostra e conecta os estudos e linha de pesquisa nas quais o trabalho foi baseado e desenvolvido;
6. Métodos: explica, de forma mais detalhada, como os conceitos foram aplicados;
7. Resultados: evidencia os resultados encontrados com o estudo e pesquisa realizados;
8. Conclusão: demonstra o ponto de vista, a interpretação dos resultados e a conclusão do estudo desenvolvido;
9. Considerações finais: evidencia qualquer ponto, informação e detalhe importante no desenvolvimento do trabalho;
10. Referências bibliográficas: lista de todos os materiais que foram estudados e / ou consultados para o desenvolvimento do estudo.

Recomenda-se que cada uma dessas etapas seja considerada como uma entrega a ser concluída no seu planejamento. Perceba que em alguns casos, as etapas serão desenvolvidas em paralelo, como por exemplo o item 5 e o item 10. Por isso, atente-se a planejar o melhor cronograma possível, mas garanta alguma flexibilidade durante o desenvolvimento do trabalho.


Passo 4: Definir o tema / assunto.

Agora que você já tem clareza das etapas do processo, precisa começar a desenvolver o seu trabalho e para isso terá que definir o tema e o assunto de estudo. A melhor forma de definir isso é escolhendo por algum tema ou assunto que você já tenha, pelo menos, despertado alguma curiosidade, interesse ou aptidão. Outra forma de tornar o processo mais tranquilo, é escolher algum tema que esteja relacionado com a sua atividade como profissional ou algum trabalho ou projeto que tenha desenvolvido ou esteja em desenvolvimento no seu trabalho.

Se, por acaso, você não conseguir definir um tema que se interesse, existem ainda duas alternativas que podem te ajudar nessa decisão:
1. Pesquise por sugestões de tema de monografia dento da sua área de estudo através da internet;
2. Procure por um professor, orientador ou coordenador de curso e peça ajuda.
Nos dois casos, é possível esclarecer muitas possibilidade de como fazer uma monografia relevante e de qualidade.

Passo 5: Escolha seu orientador e parceiros.

Algumas instituições de ensino permitem que a monografia seja desenvolvida em dupla ou grupo, se for esse o seu caso, é importante escolher parceiros que estejam alinhados e que tenham o mesmo nível de interesse em como fazer uma monografia de qualidade e digna de nota 10.

Se a instituição permitir que você escolha o seu orientador, busque pelo professor que tenha a maior quantidade de trabalhos, pesquisas e atividades desenvolvidas no campo que você pretende explorar. Ou que, ao menos, tenha alguma relação com o assunto.

Procurar por um professor especialista em desenvolvimento industrial para orientar em uma monografia que aborda, principalmente, questões de preservação ambiental ou a poluição gerada pelas industria, por exemplo, pode gerar conflitos desnecessários no desenvolvimento do seu estudo.

Organize-se para conversar com as pessoas envolvidas no desenvolvimento da sua monografia o mais breve possível. Lembre-se que, ao final do curso, todos os alunos estarão buscando por orientadores e se você demorar muito para demonstrar interesse pela agenda de algum professor, corre o risco de não conseguir ser orientado e acompanhado pelo que escolher.

Sugerimos que comece a esboçar e procurar os professores que tenha mais aptidão e afinidade no período que anteceder o seu prazo de entrega, ou antes disso se for possível.

Passo 6: Pesquise o material.

Pesquise o material que servirá de apoio para o desenvolvimento do seu estudo com antecedência, assim se, por acaso, você encontrar dificuldade em encontrar estudos e material de apoio terá mais tempo para pedir ajuda ou até para mudar o tema, se for necessário.

Como fazer uma monografia já exige um elevado nível de dedicação, não deixe ser surpreendido por falta de conteúdo quando já estiver perto do seu prazo de entrega limite.

Passo 7: Regras de formatação.

A maioria dos alunos chega no momento final do curso sem saber como fazer uma monografia com a formatação correta. Por isso, veja se a sua instituição de ensino tem alguma regra padrão para isso e estude as normas da ABNT, que são as mais usadas em trabalhos acadêmicos.

As normas ABNT além de serem bastante rigorosas são cheias de detalhes, por isso, faça o possível para desenvolver o trabalho já dentro das exigências da norma. Ou preveja no seu cronograma um tempo exclusivo para isso.

Com esse passo a passo, garantimos que você conseguirá organizar seu tempo, sua rotina e encontrará uma forma menos estressante de como fazer uma monografia nota 10 e dentro do prazo.

Quer mais algumas dicas sobre TCC e Monografia, assista aos vídeos abaixo:





Tags: Passo a passo para fazer uma monografia, dicas TCC, Dicas monografia, como fazer metodologia de um TCC, como fazer a Introdução de um TCC, como fazer as citações de um TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário